Zoox entra em Los Angeles e acelera plano para robotáxis em 2024

Unidade da Amazon inicia testes de mapeamento com veículos retrofitted e mira serviço comercial em Las Vegas e San Francisco ainda este ano. Expansão ocorre após recall voluntário e concorrência direta com a Waymo.

A Zoox, divisão de veículos autônomos da Amazon, começou nesta terça-feira a operar uma pequena frota de testes em Los Angeles — uma etapa estratégica em direção à oferta de um serviço de robotáxis comerciais em San Francisco e Las Vegas ainda em 2024. A operação marca a entrada da empresa em seu sexto mercado urbano e reforça a presença da gigante do e-commerce na corrida pela mobilidade autônoma.

Diferente da rival Waymo, que já oferece corridas pagas com veículos autônomos em Los Angeles, a Zoox ainda está nos estágios iniciais. Os veículos enviados às ruas da cidade californiana são Toyota Highlanders adaptados, dirigidos manualmente, mas equipados com sensores e sistemas de condução autônoma da empresa. O objetivo inicial é coletar dados para mapeamento e calibração, com testes sem condutor programados para o verão.

Paralelamente, a Zoox realiza testes com seus robotáxis construídos do zero — sem volante nem pedais — em vias públicas de Foster City, San Francisco e Las Vegas. Nessas cidades, os veículos já circulam sem motoristas de segurança, e foram disponibilizados para uso por funcionários, jornalistas e convidados verificados.

A empresa também está presente em Austin, Miami e Seattle, utilizando os mesmos Highlanders em modo supervisionado por operadores humanos. O plano de escalar o serviço comercial coincide com uma ampliação gradual da operação dos veículos 100% autônomos, incluindo ambientes urbanos complexos.

Apesar dos avanços, a Zoox enfrenta desafios técnicos. Há poucas semanas, a empresa emitiu um recall voluntário de software que afetou 258 veículos, após incidentes de frenagem brusca inesperada detectados durante a condução autônoma.

O movimento da Zoox em Los Angeles ocorre no encalço da expansão da Waymo, que hoje é a única empresa nos EUA a operar robotáxis pagos em múltiplas cidades, incluindo Bay Area, Phoenix e Austin. A Waymo também planeja lançamentos comerciais em Atlanta, Miami e Washington, D.C. nos próximos dois anos, aumentando a pressão competitiva sobre players como Zoox, Cruise e Motional.

Com o apoio da Amazon e uma frota em constante expansão, a Zoox aposta na abordagem gradual — mas engenhosa — de testes localizados para construir confiança regulatória e técnica. Se os planos de 2024 se concretizarem, a empresa poderá emergir como uma força relevante na transformação do transporte urbano nos Estados Unidos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.