Anthropic lança Claude para Chrome, IA que interage no navegador com segurança e automação controlada.
Home » Anthropic lança agente de inteligência artificial Claude para navegador Chrome
Anthropic lança Claude para Chrome, IA que interage no navegador com segurança e automação controlada.
A Anthropic lançou nesta terça-feira (26) uma prévia de seu novo agente de inteligência artificial, o Claude para Chrome. O recurso permite que usuários interajam com o modelo Claude diretamente no navegador Google Chrome, por meio de uma extensão lateral com acesso contextual às atividades do usuário na internet.
Inicialmente liberado para um grupo de 1.000 assinantes do plano Max da Anthropic (entre US$ 100 e US$ 200/mês), o agente Claude pode visualizar e atuar dentro do navegador. O usuário tem a opção de permitir que o agente execute tarefas diretamente, como preencher formulários, clicar em botões ou até interagir com conteúdo.
Segundo a empresa, o objetivo é testar o potencial de automação por IA com segurança e controle, permitindo que os usuários configurem restrições sobre os sites que o Claude pode acessar. Por padrão, sites com conteúdo adulto, serviços financeiros e material pirata estão bloqueados.
Com a popularização de agentes integrados a navegadores, surgem novos riscos. A equipe de segurança do navegador Brave identificou recentemente vulnerabilidades em agentes como o Comet, da Perplexity, onde códigos ocultos em páginas web poderiam induzir o agente a executar comandos maliciosos. A Perplexity informou que corrigiu o problema.
A Anthropic afirma que já implementou defesas contra ataques do tipo prompt injection e conseguiu reduzir sua taxa de sucesso de 23,6% para 11,2%. A empresa reforça que qualquer ação de alto risco, como compras ou publicação de dados, exige autorização explícita do usuário.
O mercado de navegadores com agentes de inteligência artificial está se tornando competitivo. Além da Anthropic, o OpenAI planeja lançar um navegador com recursos semelhantes ao Comet, enquanto o Google já integrou o Gemini ao Chrome.
A disputa ganha ainda mais relevância com o iminente veredito do processo antitruste contra o Google, onde o juiz federal pode determinar a venda do Chrome. A Perplexity chegou a oferecer US$ 34,5 bilhões pelo navegador, enquanto Sam Altman, CEO da OpenAI, sugeriu interesse em adquiri-lo.
Essa não é a primeira vez que a Anthropic experimenta agentes capazes de controlar interfaces. Em outubro de 2024, a empresa lançou um modelo com controle de tela de PC, mas com desempenho considerado lento e instável. Desde então, avanços significativos foram feitos, e os agentes atuais já conseguem executar tarefas simples com confiabilidade razoável.
Anthropic: startup de IA fundada por ex-executivos da OpenAI, a Anthropic desenvolve modelos de linguagem avançados com foco em segurança e transparência. Claude é sua principal linha de produtos e concorre com o ChatGPT no mercado global.
Claude: família de modelos de linguagem da Anthropic, projetada para ser útil, honesta e inofensiva. Com sua nova versão para Chrome, busca ampliar sua utilidade prática.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram