Google ativa recurso de chamadas comerciais com IA nos EUA e leva o modelo Gemini 2.5 Pro ao AI Mode. Novidades posicionam o buscador como centro operacional da vida digital.
Home » Google libera ligações automatizadas por inteligência artificial na busca dos EUA
Google ativa recurso de chamadas comerciais com IA nos EUA e leva o modelo Gemini 2.5 Pro ao AI Mode. Novidades posicionam o buscador como centro operacional da vida digital.
Google libera ligações automatizadas por inteligência artificial na busca dos EUA
O Google anunciou nesta quarta-feira (16) a liberação nacional, nos EUA, de um novo recurso de ligações comerciais feitas por inteligência artificial diretamente na busca. A novidade permite que a IA entre em contato com estabelecimentos locais, colete preços e disponibilidade de serviços, e traga as informações diretamente ao usuário — sem que ele precise fazer uma ligação sequer.
A funcionalidade, testada desde janeiro no Search Labs, agora estará disponível para todos os usuários nos Estados Unidos. Para ativá-la, basta buscar algo como “pet shops perto de mim” e clicar em “Peça para a IA checar preços”. O sistema então coleta detalhes como tipo de animal, data e serviços desejados, e realiza ligações automatizadas — que começam com a identificação da IA como uma chamada do Google feita em nome de um usuário.
Essa transparência visa evitar a polêmica enfrentada anos atrás, quando o Google simulou voz humana em chamadas automáticas, gerando críticas por induzir o receptor ao erro.
Além disso, o Google está reforçando o AI Mode, seu recurso de buscas complexas com interface de IA. Agora, os assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra terão acesso ao Gemini 2.5 Pro, um modelo mais avançado em raciocínio, matemática e programação, com seleção direta por menu no modo interativo.
Outra novidade importante é o Deep Search, um recurso que executa centenas de buscas simultâneas, cruza informações e entrega relatórios estruturados, com fontes e insights organizados, ideal para decisões de alto impacto como compra de imóveis, planejamento financeiro ou pesquisas acadêmicas.
Desde o lançamento do AI Mode, o Google tem incorporado novas funcionalidades: em maio, lançou experiência de compras com IA; em junho, adicionou conversas por voz com o assistente; agora, com o Gemini 2.5 Pro e o Deep Search, transforma a busca em uma plataforma de decisão pessoal e profissional.
A cada nova função, o Google transforma a simples busca em um centro operacional de decisões — onde a IA não apenas encontra respostas, mas liga, compara, sintetiza e age por você.
Continue a sua leitura:
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram