Google lança AI Mode em cinco novos idiomas, incluindo português, ampliando alcance global da busca com inteligência artificial.
Home » Sua busca com inteligência artificial agora fala português: Google lança AI Mode no Brasil
Google lança AI Mode em cinco novos idiomas, incluindo português, ampliando alcance global da busca com inteligência artificial.
A Google anunciou a expansão do AI Mode, sua experiência de busca baseada em inteligência artificial, para cinco novos idiomas: hindi, japonês, coreano, indonésio e português brasileiro. Até então, o recurso estava restrito ao inglês.
A novidade amplia o alcance global do AI Mode, que em agosto já havia sido disponibilizado em 180 novos mercados na versão em inglês, após o lançamento inicial nos Estados Unidos e posterior expansão para Reino Unido e Índia. Segundo a empresa, a atualização permitirá que mais usuários façam perguntas complexas em seus idiomas nativos e explorem a web de forma mais profunda.
Lançado inicialmente em março como um experimento para assinantes do Google One AI Premium, o AI Mode é a aposta da empresa contra plataformas de busca com IA como Perplexity e o ChatGPT Search, da OpenAI. O recurso é baseado em uma versão personalizada do Gemini 2.5, com capacidades multimodais e de raciocínio avançado.
Além da expansão linguística, o Google vem adicionando recursos ao AI Mode. Em agosto, foram introduzidas funcionalidades agentic, que permitem realizar reservas em restaurantes e, futuramente, também agendar serviços locais e comprar ingressos para eventos. Essas funções estão disponíveis apenas para assinantes do plano Google AI Ultra, que custa US$ 249,99 mensais.
Atualmente, o AI Mode pode ser acessado por meio de uma aba dedicada nos resultados de pesquisa ou de um botão na barra de busca. Segundo executivos da companhia, a meta é tornar essa experiência de busca a padrão em breve.
Apesar da expansão, as ferramentas de IA do Google têm recebido críticas por supostamente reduzirem o tráfego de cliques em sites. A empresa, no entanto, nega que seus recursos de IA estejam prejudicando a audiência dos editores.
Empresa: Google
Recurso: AI Mode
Novidade: Suporte a Hindi, Japonês, Coreano, Indonésio e Português do Brasil
Área: Busca com inteligência artificial
Objetivo: Ampliar alcance global e permitir buscas complexas em idiomas locais
Status: Disponível em mais de 180 mercados; novas funções em teste no plano AI Ultra
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram