Google lança ferramenta que permite ao usuário experimentar roupas em seu próprio corpo com IA generativa. Recurso faz parte de uma ofensiva no varejo digital com foco em personalização e inspiração visual.
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Google lança ferramenta que permite ao usuário experimentar roupas em seu próprio corpo com IA generativa. Recurso faz parte de uma ofensiva no varejo digital com foco em personalização e inspiração visual.
O Google anunciou nesta quinta-feira (24) o lançamento oficial de um novo recurso com inteligência artificial que permite aos usuários experimentar roupas virtualmente usando uma foto de corpo inteiro. Disponível nos EUA a partir de hoje, a novidade integra os resultados de produtos no Google Shopping, Busca e Imagens — e marca um avanço importante na personalização da experiência de compra online.
Ao acessar uma listagem de roupas, os usuários verão o botão “try it on”. Ao clicar, podem enviar uma foto própria e visualizar como determinada peça ficaria em seu corpo. O recurso permite ainda salvar e compartilhar os looks gerados, facilitando decisões de compra.
Embora o Google já tivesse oferecido provas virtuais com modelos diversos, esta é a primeira vez que a IA é usada para gerar visualizações hiperpersonalizadas com base na imagem real do consumidor.
A ferramenta compartilha a mesma tecnologia base da Doppl, app experimental lançado recentemente pela empresa, que gera vídeos personalizados com diferentes roupas. Enquanto a nova função é integrada à experiência de busca, o Doppl busca um uso mais avançado, focado em curadoria de estilo pessoal.
Além da prova virtual, o Google também lançou alertas de preço personalizados, que permitem ao usuário definir tamanho, cor e o valor desejado para um produto. Assim que a oferta ideal aparecer na web, o Shopping Graph — que indexa mais de 50 bilhões de produtos — envia uma notificação.
Para o outono (hemisfério norte), a empresa promete lançar mais uma funcionalidade: uma ferramenta de inspiração visual para montar looks e ambientes, combinando IA generativa com seu acervo de produtos.
Com a nova prova virtual, o Google transforma a IA em um espelho digital. A aposta é clara: a personalização profunda será a chave para o futuro do e-commerce visual.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
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