Google lança ferramenta que permite ao usuário experimentar roupas em seu próprio corpo com IA generativa. Recurso faz parte de uma ofensiva no varejo digital com foco em personalização e inspiração visual.
Google lança ferramenta que permite ao usuário experimentar roupas em seu próprio corpo com IA generativa. Recurso faz parte de uma ofensiva no varejo digital com foco em personalização e inspiração visual.
O Google anunciou nesta quinta-feira (24) o lançamento oficial de um novo recurso com inteligência artificial que permite aos usuários experimentar roupas virtualmente usando uma foto de corpo inteiro. Disponível nos EUA a partir de hoje, a novidade integra os resultados de produtos no Google Shopping, Busca e Imagens — e marca um avanço importante na personalização da experiência de compra online.
Ao acessar uma listagem de roupas, os usuários verão o botão “try it on”. Ao clicar, podem enviar uma foto própria e visualizar como determinada peça ficaria em seu corpo. O recurso permite ainda salvar e compartilhar os looks gerados, facilitando decisões de compra.
Embora o Google já tivesse oferecido provas virtuais com modelos diversos, esta é a primeira vez que a IA é usada para gerar visualizações hiperpersonalizadas com base na imagem real do consumidor.
A ferramenta compartilha a mesma tecnologia base da Doppl, app experimental lançado recentemente pela empresa, que gera vídeos personalizados com diferentes roupas. Enquanto a nova função é integrada à experiência de busca, o Doppl busca um uso mais avançado, focado em curadoria de estilo pessoal.
Além da prova virtual, o Google também lançou alertas de preço personalizados, que permitem ao usuário definir tamanho, cor e o valor desejado para um produto. Assim que a oferta ideal aparecer na web, o Shopping Graph — que indexa mais de 50 bilhões de produtos — envia uma notificação.
Para o outono (hemisfério norte), a empresa promete lançar mais uma funcionalidade: uma ferramenta de inspiração visual para montar looks e ambientes, combinando IA generativa com seu acervo de produtos.
Com a nova prova virtual, o Google transforma a IA em um espelho digital. A aposta é clara: a personalização profunda será a chave para o futuro do e-commerce visual.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.
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