NeoLogic cria CPUs para IA que prometem reduzir custos e consumo de energia em data centers em até 30%.
NeoLogic cria CPUs para IA que prometem reduzir custos e consumo de energia em data centers em até 30%.
Startup israelense quer reduzir consumo de energia em até 30% com design inovador de processadores para servidores de IA.
A NeoLogic, startup de semicondutores de Israel, está desenvolvendo CPUs para servidores de inteligência artificial que prometem maior eficiência energética e desempenho.
Fundada em 2021 por Avi Messica (CEO) e Ziv Leshem (CTO), a empresa utiliza lógica simplificada e menos transistores e portas lógicas para processar dados mais rápido com menor consumo de energia.
Messica e Leshem somam mais de 50 anos de experiência na indústria, com passagens por empresas como Intel e Synopsys. Segundo Messica, a ideia surgiu após a constatação de que a Lei de Moore estava “morta” e que era hora de buscar inovação no design lógico dos chips.
A NeoLogic trabalha com dois hyperscalers — cujos nomes não foram revelados — no design dos processadores e pretende lançar um chip de teste de núcleo único até o fim de 2025, visando colocar seus CPUs no mercado de data centers até 2027.
Recentemente, a empresa levantou US$ 10 milhões em uma rodada Série A liderada pela KOMPAS VC, com participação da M Ventures, Maniv Mobility e lool Ventures. Os recursos serão usados para ampliar a equipe de engenharia e acelerar o desenvolvimento dos processadores.
Com a explosão da IA, o consumo de energia dos data centers deve dobrar nos próximos quatro anos, tornando soluções como a da NeoLogic estratégicas. Messica estima que sua tecnologia pode reduzir em até 30% o custo de construção e operação dos centros de dados, além de diminuir o uso de água, trazendo benefícios econômicos e ambientais.
Nome: NeoLogic
Fundação: 2021
Sede: Israel
Segmento: Semicondutores e design de CPUs para data centers
Fundadores: Avi Messica (CEO) e Ziv Leshem (CTO)
Investimento recente: US$ 10 milhões — Série A
Investidores principais: KOMPAS VC, M Ventures, Maniv Mobility, lool Ventures
Meta: Reduzir consumo de energia de data centers em até 30%
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Assine a newsletter do AI Business Journal e receba, toda semana, os principais insights,
movimentos estratégicos e tendências que estão transformando
o mundo dos negócios com inteligência artificial.