OpenAI e Emirados Árabes lançam megacentro de inteligência artificial com aporte de US$ 20 bilhões

OpenAI e Emirados Árabes anunciam construção de megacentro de IA em Abu Dhabi, como parte da iniciativa “OpenAI for Countries”. O projeto deve movimentar até US$ 20 bilhões em investimentos.

OpenAI e Emirados Árabes anunciam centro global de inteligência artificial com investimento de US$ 20 bilhões

A OpenAI anunciou na última quinta-feira (23) uma parceria com os Emirados Árabes Unidos para construir um dos maiores centros de dados para inteligência artificial do mundo, em Abu Dhabi. Batizado de Stargate UAE, o projeto integra a iniciativa “OpenAI for Countries” e prevê um cluster de computação com capacidade de 1 gigawatt — parte de um centro ainda maior, de 5 gigawatts, anunciado pelo Presidente Donald Trump e o Emir Mohammed bin Zayed.

Segundo a OpenAI, os primeiros 200 megawatts do cluster devem entrar em operação já no próximo ano. O projeto é fruto de uma aliança estratégica entre empresas como Oracle, Nvidia, Cisco, SoftBank e a G42 — startup de IA baseada no Oriente Médio com apoio da Microsoft.

Um dos destaques do acordo é que toda a população dos Emirados terá acesso ao ChatGPT Plus, tornando o país o primeiro do mundo a adotar a versão premium da IA de forma nacional.

Além disso, para cada dólar investido pelos Emirados no Stargate UAE e na infraestrutura local, haverá investimento equivalente em projetos de IA nos EUA, também liderados pela OpenAI. Fontes afirmam que o montante total da iniciativa pode atingir US$ 20 bilhões, com aportes divididos entre a região do Golfo e os EUA.

A iniciativa recebeu sinal verde do governo norte-americano, que supervisiona esse tipo de transação com base em regras de exportação de tecnologia.

A medida é parte de uma ofensiva da administração Trump para fortalecer alianças em IA com países ricos em energia e conter a influência chinesa na região. Ainda assim, há críticos que veem com preocupação a transferência de chips e conhecimento dos EUA para países que já tiveram proximidade com a China, como os Emirados.

“Ao estabelecer o primeiro Stargate fora dos EUA, estamos transformando uma visão ousada em realidade”, disse Sam Altman, CEO da OpenAI. “Queremos que descobertas importantes — como medicamentos mais seguros e energia modernizada — possam surgir de mais lugares e beneficiar o mundo.”

Chris Lehane, VP de assuntos globais da OpenAI, afirmou ao Axios que a empresa espera atrair mais países para seu ecossistema, alinhando-os à “trilha de IA dos EUA”.

Com o apoio do governo dos EUA e gigantes da tecnologia, o projeto Stargate UAE marca o início de uma série de acordos globais que a OpenAI pretende estabelecer. Nesta semana, o diretor de estratégia Jason Kwon embarca para uma série de reuniões com governos e empresas na Ásia-Pacífico para buscar novas parcerias.

Continua a sua leitura:

 

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.