Adobe lança o AI Foundry, serviço corporativo para criação de modelos personalizados de inteligência artificial.
Home » Adobe lança serviço Foundry para criação de modelos personalizados de inteligência artificial
Adobe lança o AI Foundry, serviço corporativo para criação de modelos personalizados de inteligência artificial.
A Adobe apresentou o Adobe AI Foundry, uma plataforma que permite a empresas desenvolverem modelos de inteligência artificial generativa personalizados com base em sua marca e propriedade intelectual.
A gigante do design criativo está expandindo suas ofertas corporativas com o lançamento do Adobe AI Foundry, anunciado nesta segunda-feira (20). O serviço permite que empresas colaborem com a Adobe para construir modelos generativos customizados, ajustados a partir da família de modelos Adobe Firefly.
Esses modelos são capazes de gerar textos, imagens, vídeos e até cenas em 3D, sendo aprimorados com base na identidade e no acervo de cada cliente. A precificação do Foundry é baseada no uso, diferente de outros produtos da Adobe que funcionam por licença individual.
De acordo com Hannah Elsakr, vice-presidente de novos negócios de inteligência artificial generativa na Adobe, o Foundry é uma extensão natural das soluções corporativas da empresa. “O Foundry eleva as capacidades que já oferecíamos. As empresas nos pediram para sermos seus parceiros estratégicos em criatividade e marketing com IA”, afirmou.
Desde o lançamento do Firefly em 2023, as empresas já criaram mais de 25 bilhões de ativos usando a tecnologia. Segundo Elsakr, os modelos personalizados ajudarão marcas a manter a consistência e a agilidade em suas campanhas de marketing global.
Elsakr enfatizou que o objetivo da Adobe não é substituir profissionais criativos, mas aprimorar suas ferramentas. “Nosso posicionamento é que a humanidade está no centro da criatividade — e isso não pode ser substituído”, disse. “O Firefly e o Foundry são apenas a evolução natural dos instrumentos que já oferecemos para fortalecer a expressão criativa.”
Com o novo serviço, a Adobe reforça seu compromisso em unir tecnologia e criatividade, oferecendo às empresas soluções avançadas de inteligência artificial para transformar a produção de conteúdo e otimizar estratégias de comunicação global.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram