Meta lança assistente de inteligência artificial no Facebook Dating, com recomendações personalizadas e recurso Meet Cute.
Home » Facebook Dating ganha assistente de inteligência artificial para ajudar usuários a encontrar combinações ideais
Meta lança assistente de inteligência artificial no Facebook Dating, com recomendações personalizadas e recurso Meet Cute.
A Meta anunciou nesta segunda-feira a chegada de um assistente de inteligência artificial ao Facebook Dating. O novo chatbot foi projetado para ajudar usuários a encontrar pares mais alinhados com suas preferências e até sugerir melhorias nos perfis.
De acordo com a empresa, será possível pedir que a IA procure perfis específicos — como “uma garota do Brooklyn que trabalha com tecnologia” — ou receber ajuda para refinar a apresentação do próprio perfil. A ferramenta também busca tornar o processo de encontrar combinações menos cansativo, combatendo o chamado “swipe fatigue”.
Entre as novidades, está o recurso Meet Cute, que oferece aos usuários um “match surpresa” semanal selecionado com base no algoritmo do Facebook Dating. Segundo a Meta, o número de combinações entre adultos de 18 a 29 anos cresceu 10% em relação ao ano anterior, com centenas de milhares de novos perfis criados mensalmente nessa faixa etária.
Apesar do crescimento, o serviço ainda está atrás dos principais concorrentes, como o Tinder, com cerca de 50 milhões de usuários ativos diários, e o Hinge, com 10 milhões de usuários ativos diários.
Recursos de inteligência artificial já se tornaram comuns em aplicativos de namoro. A Match Group — dona do Tinder, Hinge e OKCupid — firmou uma parceria com a OpenAI no ano passado, investindo mais de US$ 20 milhões em recursos de IA. Entre as novidades já lançadas estão ferramentas de seleção automática de fotos no Tinder e suporte para melhorar respostas em prompts de perfil no Hinge.
Outros concorrentes, como o Bumble, também adicionaram funcionalidades baseadas em IA. A fundadora Whitney Wolfe Herd chegou a sugerir que, no futuro, usuários poderão ter “concierges de IA” que se encontram entre si para avaliar compatibilidade antes de interações humanas.
Com o lançamento, a Meta busca diferenciar o Facebook Dating e atrair mais jovens para a plataforma, ao mesmo tempo em que responde a um movimento maior do setor de relacionamentos online. A tendência é que a inteligência artificial desempenhe papel cada vez mais central na personalização e no aumento da eficiência dos encontros digitais.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram