GM anuncia assistente com inteligência artificial Gemini do Google em seus veículos, ampliando a integração entre IA e mobilidade inteligente
Home » GM anuncia assistente veicular com inteligência artificial Gemini do Google
GM anuncia assistente com inteligência artificial Gemini do Google em seus veículos, ampliando a integração entre IA e mobilidade inteligente
A General Motors (GM) revelou que lançará um assistente de inteligência artificial baseado no modelo Gemini, do Google, em seus carros, caminhonetes e SUVs a partir de 2026, marcando um novo passo na integração entre IA e mobilidade.
O anúncio foi feito durante o evento GM Forward, em Nova York. O novo sistema faz parte da estratégia da montadora para incorporar tecnologias de ponta em seus veículos, incluindo arquitetura elétrica renovada, plataforma de computação avançada e recursos de direção automatizada previstos para 2028.
A parceria com o Google permitirá que os motoristas dos modelos Buick, Chevrolet, Cadillac e GMC tenham acesso ao assistente Gemini, que será integrado ao sistema “Google built-in”, já presente em diversos veículos da marca.
A tecnologia usa modelos de linguagem de última geração para entender comandos de voz com maior precisão e naturalidade. Segundo Dave Richardson, vice-presidente sênior de software e serviços da GM, o Gemini elimina limitações comuns em assistentes tradicionais, como dependência de palavras-chave ou falhas no reconhecimento de sotaques.
“Os modelos de linguagem entendem contexto, lembram interações anteriores e se adaptam à forma como o usuário fala. O resultado é uma experiência mais fluida e humana”, explicou Richardson.
O assistente com inteligência artificial permitirá realizar ações como enviar mensagens, planejar rotas com paradas adicionais, consultar informações sobre pontos de interesse e até preparar o veículo antes da partida — ajustando temperatura e outras funções automaticamente.
O recurso estará disponível via atualização “over-the-air” para veículos equipados com OnStar a partir do modelo 2015. Ele também poderá fornecer alertas de manutenção, recomendações personalizadas e explicações sobre recursos do carro, como condução com pedal único.
Diante das polêmicas recentes envolvendo o uso de dados de motoristas, a GM garantiu que o novo assistente respeitará padrões rigorosos de privacidade e transparência. Richardson destacou que todas as interações serão baseadas em consentimento e que os usuários poderão controlar o que o sistema coleta ou armazena.
A montadora reforçou ainda que os dados não serão vendidos a terceiros e que a equipe de governança é liderada por Christina Montgomery, ex-diretora de privacidade da IBM, que implementa novos padrões de compliance e segurança.
Com o lançamento do assistente Gemini, a GM se posiciona na vanguarda da mobilidade inteligente, combinando a força de sua engenharia automotiva com o potencial da inteligência artificial para oferecer experiências mais seguras, personalizadas e conectadas.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram