2.5 Flash transforma app do Google em hub multimodal de inteligência artificial

O Google reformula o app Gemini com recursos multimodais, como vídeo ao vivo e integração com serviços da empresa, além de novos planos pagos. A atualização reforça a liderança da empresa em inteligência artificial com foco em personalização e mobilidade.

Gemini 2.5 Flash transforma app do Google em hub multimodal de inteligência artificial

No Google I/O 2025, o Google apresentou uma grande atualização para o app Gemini, incluindo novos recursos multimodais com vídeo em tempo real, integrações mais profundas com o ecossistema da empresa e planos de assinatura que oferecem acesso antecipado a modelos de inteligência artificial mais avançados.

A principal novidade é o Gemini Live, que agora permite aos usuários de iOS e Android transmitirem vídeo ao vivo da câmera ou tela do celular para o assistente de IA, possibilitando interações em tempo real. Com essa função, é possível apontar a câmera para um prédio e perguntar sobre sua arquitetura ou história, por exemplo, com resposta quase instantânea.

Além disso, nas próximas semanas o Gemini Live será integrado a serviços como Google Maps, Calendar e Tasks, permitindo ações como criar compromissos, gerar listas de tarefas e obter direções por comando de voz.

Outro destaque é a expansão do Deep Research, o agente de IA que agora permite upload de PDFs e imagens privadas, cruzando-os com dados públicos para gerar relatórios personalizados. Em breve, o recurso será integrado ao Google Drive e Gmail.

O Google também anunciou dois novos planos pagos: o Google AI Pro (US$20/mês, substituindo o Gemini Advanced) e o Google AI Ultra (US$250/mês), que oferece limites de uso elevados, acesso antecipado a novos modelos e exclusividades como o modelo de vídeo Veo 3, capaz de gerar áudio nativo para as cenas criadas.

Além disso, o modelo padrão do Gemini foi atualizado para o Gemini 2.5 Flash, prometendo respostas mais rápidas e precisas. Usuários gratuitos terão acesso ao Imagen 4, modelo de geração de imagem com melhorias em coerência textual.

Outro recurso anunciado é a criação de quizzes personalizados para estudantes. O Gemini agora detecta dificuldades com base nas respostas do usuário e gera planos de estudo com base nesses pontos.

O Gemini conta atualmente com 400 milhões de usuários ativos mensais e, com as novas funcionalidades, o Google mira consolidar sua liderança em inteligência artificial generativa frente a competidores como OpenAI e Apple.

Com as novidades anunciadas, o Google transforma o Gemini em um verdadeiro hub de inteligência multimodal, apostando em integração, personalização e mobilidade como diferenciais para manter sua liderança no competitivo mercado de assistentes de IA.

Continue a sua leitura:

 

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.