Alexa+ amplia o uso da inteligência artificial ao integrar serviços como Expedia, Yelp e Angi.
Home » Alexa+ amplia uso de inteligência artificial com novos serviços
Alexa+ amplia o uso da inteligência artificial ao integrar serviços como Expedia, Yelp e Angi.
Inteligência artificial segue expandindo o papel do Alexa+ no dia a dia dos usuários. A Amazon anunciou que seu assistente digital com IA passará a integrar novos serviços, incluindo Angi, Expedia, Square e Yelp, a partir de 2026.
Com as novas integrações, usuários poderão realizar tarefas como reservar hotéis, solicitar orçamentos para serviços residenciais e agendar compromissos em salões de beleza diretamente por meio do Alexa+, usando linguagem natural.
Com a integração ao Expedia, por exemplo, o Alexa+ permitirá comparar opções de hospedagem, gerenciar reservas e receber recomendações personalizadas com base em preferências informadas pelo usuário, como hotéis pet-friendly ou estadias de fim de semana.
Já a parceria com Angi facilita a busca por profissionais e serviços domésticos, enquanto Square e Yelp ampliam as possibilidades de agendamento, descoberta de negócios locais e interações comerciais sem a necessidade de acessar aplicativos ou sites separados.
Os novos serviços se juntam a integrações já existentes no Alexa+, como Fodor, OpenTable, Suno, Ticketmaster, Thumbtack e Uber. A proposta da Amazon é transformar o assistente em uma plataforma central para interações digitais, semelhante ao movimento visto em chatbots com integração de aplicativos.
Além disso, o Alexa+ permite conversas contínuas e contextuais, em que o usuário pode refinar pedidos ao longo do diálogo, tornando a experiência mais próxima de uma interação humana.
A Amazon reconhece que ainda é cedo para afirmar se os consumidores irão adotar amplamente esse modelo de uso de aplicativos por meio de assistentes de inteligência artificial. No entanto, dados iniciais indicam forte engajamento com serviços ligados a cuidados pessoais e residenciais.
Para que a estratégia funcione, especialistas apontam que o uso via IA precisa ser tão simples quanto — ou mais — do que o acesso tradicional via apps e web, além de evitar sugestões excessivas que possam ser percebidas como publicidade.
O movimento da Amazon reflete uma tendência mais ampla no setor de tecnologia, em que assistentes de inteligência artificial passam a atuar como intermediários entre usuários e serviços digitais, redefinindo a forma como pessoas fazem compras, reservas e contratações online.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram