Inteligência artificial impulsiona nova geração de processadores AMD para PCs

AMD lança novos processadores com inteligência artificial e aposta em PCs com IA como futuro da computação.

Inteligência artificial foi o tema central da apresentação da AMD na CES 2026. A empresa anunciou uma nova linha de processadores para computadores pessoais, apostando em PCs com IA integrada como o futuro da computação para trabalho, criação de conteúdo e jogos.

Durante a conferência, a CEO da AMD, Lisa Su, destacou a visão da companhia de levar “IA para todos”, reforçando que o processamento inteligente estará presente em todos os níveis da computação pessoal nos próximos anos.

Ryzen AI 400 Series foca em desempenho com IA

O principal anúncio foi o lançamento do processador AMD Ryzen AI 400 Series, a nova geração de chips voltados para PCs com inteligência artificial embarcada. Segundo a empresa, os novos modelos oferecem desempenho até 1,3 vez superior em multitarefas e são 1,7 vez mais rápidos na criação de conteúdo em comparação com concorrentes.

Os processadores contam com 12 núcleos de CPU e 24 threads, ampliando a capacidade de executar múltiplas tarefas simultaneamente. A linha representa uma evolução em relação ao Ryzen AI 300 Series, apresentado em 2024.

Expansão do ecossistema de PCs com IA

De acordo com Rahul Tikoo, vice-presidente sênior da divisão de clientes da AMD, a empresa já conta com mais de 250 plataformas de AI PC disponíveis no mercado, o dobro do registrado no último ano. A expectativa é que a inteligência artificial transforme a forma como usuários trabalham, criam, jogam e se conectam.

Segundo o executivo, a IA permite que os computadores entendam contexto, automatizem tarefas, ofereçam raciocínio avançado e entreguem experiências cada vez mais personalizadas.

Novo processador para jogos e gráficos avançados

Além dos chips voltados ao uso geral, a AMD também apresentou o Ryzen 7 9850X3D, nova versão de seu processador focado em games. O modelo foi desenvolvido para oferecer melhor desempenho em jogos, aliando potência de processamento e eficiência.

A companhia ainda revelou a versão mais recente da tecnologia Redstone de ray tracing, que simula o comportamento físico da luz para gráficos mais realistas, sem impacto significativo em desempenho.

Disponibilidade prevista para 2026

Os primeiros PCs equipados com os processadores Ryzen AI 300 Series, Ryzen AI 400 Series e Ryzen 7 9850X3D devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2026. Com isso, a AMD reforça sua estratégia de consolidar a inteligência artificial como elemento essencial da computação pessoal.

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.