ChatGPT lança retrospectiva anual com inteligência artificial inspirada no Spotify Wrapped.
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ChatGPT lança retrospectiva anual com inteligência artificial inspirada no Spotify Wrapped.
Inteligência artificial passa a ganhar um tom mais pessoal com o lançamento do “Your Year with ChatGPT”, nova funcionalidade do chatbot da OpenAI. O recurso funciona como uma retrospectiva anual, nos moldes do Spotify Wrapped, e mostra como cada usuário utilizou a ferramenta ao longo do ano.
A novidade está sendo liberada gradualmente para consumidores elegíveis em mercados selecionados, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O acesso vale para usuários dos planos gratuito, Plus e Pro.
A retrospectiva reúne dados de uso do ChatGPT para criar uma experiência visual e personalizada. O sistema gera gráficos, ilustrações e até “prêmios” baseados nos tipos de interações mais frequentes do usuário, como criatividade, resolução de problemas ou aprendizado.
Entre os destaques estão títulos personalizados, como “Creative Debugger”, concedidos a quem usou o chatbot para explorar ideias ou solucionar desafios ao longo do ano.
Além dos resumos visuais, o ChatGPT também cria um poema e uma imagem que representam os principais temas de interesse do usuário durante o ano. A proposta reforça o uso da inteligência artificial não apenas como ferramenta funcional, mas também como recurso criativo e interativo.
Segundo a OpenAI, a experiência foi desenvolvida para ser leve e focada em privacidade. O recurso só está disponível para usuários que mantêm ativadas as opções de histórico de conversas e memórias salvas, além de atingirem um nível mínimo de atividade.
Contas corporativas, educacionais e do tipo Enterprise não terão acesso à funcionalidade. O “Your Year with ChatGPT” pode ser acessado pelo aplicativo web ou pelos apps para iOS e Android, sem ativação automática.
Com a retrospectiva anual, a OpenAI se aproxima de estratégias comuns em aplicativos de consumo, usando a inteligência artificial para criar engajamento emocional e reforçar a relação do usuário com a plataforma.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
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