Perplexity oferece US$34,5 bi para comprar Chrome e promete investir em inteligência artificial

Perplexity propõe US$34,5 bi pelo Chrome, preservando buscador Google e investindo em inteligência artificial.

A proposta inclui manter o Chromium open source, investir US$ 3 bilhões no projeto e preservar o Google como buscador padrão.

Em um movimento ousado, o buscador de inteligência artificial Perplexity fez uma oferta não solicitada de US$ 34,5 bilhões em dinheiro para comprar o navegador Chrome da Google, segundo a Reuters e confirmado ao TechCrunch.

Segundo a empresa, os termos incluem manter o motor Chromium como projeto de código aberto e investir US$ 3 bilhões adicionais para seu desenvolvimento. Além disso, a Perplexity promete não alterar as configurações padrão dos usuários, preservando o Google como buscador principal, em vez de implementar sua própria solução de busca baseada em IA.

Essa oferta surge após o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) ter proposto, em março, que a Google fosse obrigada a vender o Chrome, depois que um juiz determinou que a empresa violou leis antitruste para manter o monopólio nas buscas online. A Google já declarou que vai recorrer da decisão.

O porta-voz da Perplexity afirmou acreditar que o tribunal deve definir os termos para a venda ainda este mês. Paralelamente, a Google enfrenta outro processo federal no qual foi acusada de monopolizar ilegalmente o mercado de adtech, podendo ser obrigada a se desfazer de produtos ou dividir o negócio de anúncios.

Quando o DOJ levantou a hipótese de venda do Chrome, tanto a Perplexity quanto a DuckDuckGo demonstraram interesse. Em abril, o CEO da DuckDuckGo afirmou, em depoimento, que o navegador poderia valer “mais de US$ 50 bilhões”, segundo a Bloomberg.

A oferta atual é muito superior ao montante levantado pela Perplexity até hoje — cerca de US$ 1,5 bilhão, de acordo com a PitchBook — e ao seu valor de mercado, estimado em US$ 18 bilhões. No mês passado, a empresa lançou seu próprio navegador, o Comet, e também apresentou uma proposta para se fundir com o TikTok.

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.