Waymo estende testes de robotáxis com inteligência artificial em Nova York até o fim de 2025, com supervisão humana.
Home » Waymo aposta na inteligência artificial para expandir testes de robotáxis
Waymo estende testes de robotáxis com inteligência artificial em Nova York até o fim de 2025, com supervisão humana.
A Waymo, empresa de veículos autônomos controlada pela Alphabet, anunciou que poderá continuar testando seus robotáxis com inteligência artificial em Nova York até o final de 2025. O regulador da cidade estendeu a licença, originalmente válida apenas até setembro, permitindo à companhia manter até oito veículos Jaguar I-Pace em operação em Manhattan e Downtown Brooklyn, sempre com um operador de segurança ao volante.
Segundo a Waymo, a licença também isenta seus motoristas da regra local que exige manter ao menos uma mão no volante durante a condução.
A extensão é vista como um avanço no caminho para que a Waymo se torne a primeira empresa de veículos autônomos a lançar um serviço de robotáxis nas movimentadas ruas de Nova York. Atualmente, a companhia já oferece serviços comerciais em São Francisco, Austin, Atlanta, Phoenix e Los Angeles, com planos de expandir para Miami, Washington, D.C., Dallas, Denver e Nashville no próximo ano.
No entanto, a Waymo ainda enfrenta desafios em Nova York. Mesmo com a licença, a empresa não pode transportar passageiros nem operar comercialmente sem autorização específica da Taxi and Limousine Commission (TLC). Além disso, não existe ainda uma estrutura legal no estado que permita testes ou operações sem motorista de segurança presente.
Para o deputado estadual Brian Cunningham, que apoia legislação sobre veículos autônomos, o avanço é positivo: “Esse tipo de inovação medida nos permite preparar para o futuro, garantindo que o progresso funcione para os nova-iorquinos”, declarou.
Embora ainda dependa de novas regulamentações, a permanência da Waymo em Nova York sinaliza uma aposta de longo prazo no papel dos veículos autônomos baseados em inteligência artificial no futuro da mobilidade urbana.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram