Wikipedia expande o Wikimedia Enterprise com parcerias com Amazon, Meta, Microsoft e Perplexity para distribuição de conteúdo em larga escala.
Home » Wikimedia anuncia parcerias com Amazon, Meta, Microsoft e startups de Inteligência Artificial
Wikipedia expande o Wikimedia Enterprise com parcerias com Amazon, Meta, Microsoft e Perplexity para distribuição de conteúdo em larga escala.
Como parte das comemorações de seus 25 anos, a Wikimedia Foundation anunciou uma nova rodada de parcerias estratégicas com grandes empresas de tecnologia e inteligência artificial. Entre os novos parceiros estão Amazon, Meta, Microsoft, Mistral AI e Perplexity, que agora utilizam oficialmente o produto comercial Wikimedia Enterprise.
Desenvolvido pela própria fundação, o Wikimedia Enterprise foi criado para permitir a reutilização e distribuição em larga escala de conteúdos da Wikipédia e de outros projetos Wikimedia, atendendo às demandas técnicas de empresas que precisam de acesso estruturado, rápido e confiável a dados enciclopédicos.
Diferentemente do acesso público tradicional, o produto oferece conteúdo em volume e velocidade adequados para treinar modelos de IA, alimentar sistemas de busca e fornecer respostas factuais em serviços digitais.
As parcerias representam uma nova forma de sustentabilidade para a Wikipédia em um cenário no qual seus conteúdos são amplamente utilizados por modelos de inteligência artificial. Além de gerar receita, os acordos buscam garantir que o uso do conhecimento produzido por voluntários seja feito de maneira responsável e transparente.
Atualmente, a Wikipédia está entre os 10 sites mais acessados do mundo, com mais de 65 milhões de artigos em mais de 300 idiomas, somando cerca de 15 bilhões de visualizações mensais.
“A Wikipédia mostra que o conhecimento é humano — e que o conhecimento precisa de pessoas”, afirmou Selena Deckelmann, CPO e CTO da Wikimedia Foundation. Segundo ela, em plena era da IA, o papel do conhecimento produzido por humanos se torna ainda mais essencial.
A fundação reforçou que continuará investindo em infraestrutura, governança tecnológica e em uma abordagem própria para o uso de inteligência artificial, sempre priorizando a comunidade de editores voluntários.
Além dos anúncios comerciais, a Wikimedia lançou uma campanha comemorativa que inclui uma série documental em vídeo sobre voluntários da Wikipédia ao redor do mundo, uma cápsula do tempo interativa chamada “25 Anos da Wikipédia” e um evento ao vivo transmitido globalmente.
A organização também destacou avanços recentes como experimentos com jogos, vídeos de formato curto e melhorias em sua infraestrutura tecnológica.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram