Apple lança Visual Intelligence no iOS 26 com foco em inteligência artificial

Apple amplia seu sistema Apple Intelligence com o recurso Visual Intelligence, agora integrado à tela do iPhone no iOS 26. A novidade permite interações inteligentes em qualquer app com base em imagens.

Apple lança Visual Intelligence no iOS 26 com foco em inteligência artificial

A Apple anunciou nesta segunda-feira (9) que o recurso Visual Intelligence, parte do Apple Intelligence, será integrado à tela do iPhone com o lançamento do iOS 26. A tecnologia permitirá que usuários realizem buscas visuais, criem eventos automaticamente e interajam com imagens em qualquer aplicativo, tudo com um simples toque — mais um passo no avanço da inteligência artificial no cotidiano digital.

O novo recurso permite, por exemplo, que ao ver um casaco cinza em um aplicativo de redes sociais, o usuário toque no botão de captura de tela para acionar o Visual Intelligence e iniciar uma busca por produtos similares no Google ou em outros apps favoritos.

Além disso, a tecnologia pode extrair automaticamente informações de datas, horários e locais de imagens ou capturas de tela e sugerir a criação de eventos no calendário. Usuários também poderão enviar uma imagem diretamente para o ChatGPT para obter uma análise detalhada.

Durante a apresentação no WWDC 2025, Craig Federighi, chefe de engenharia de software da Apple, destacou que desenvolvedores também poderão integrar suas próprias funcionalidades ao sistema usando intents de apps. Isso possibilitará buscas visuais personalizadas em aplicativos com a câmera do iPhone.

Com essa atualização, a Apple reforça sua estratégia de integrar inteligência artificial diretamente no fluxo de uso do sistema operacional, oferecendo funcionalidades mais inteligentes, contextuais e acessíveis para os usuários e abrindo novas oportunidades para desenvolvedores.

Continue a sua leitura:

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.