Google avança com inteligência artificial visual ao expandir AI Mode no buscador

Google amplia acesso ao AI Mode e lança recurso que responde perguntas complexas com base em fotos, integrando tecnologias multimodais do Gemini e do Google Lens.

Google avança com inteligência artificial visual ao expandir AI Mode no buscador

O Google anunciou a expansão do AI Mode, recurso experimental do Google Search, que agora permite aos usuários fazer perguntas detalhadas sobre fotos tiradas ou enviadas por meio do aplicativo. Com tecnologia alimentada pelas capacidades multimodais do Google Lens e do modelo Gemini, a novidade promete transformar imagens em fontes ricas de informação contextual.

A partir desta semana, milhões de usuários que participam do programa Labs — ambiente de testes do Google para recursos experimentais — poderão utilizar o AI Mode com funcionalidades avançadas de análise de imagem. Antes restrito aos assinantes do Google One AI Premium, o recurso agora chega ao público mais amplo via aplicativo da empresa para Android e iOS.

A nova funcionalidade é resultado da integração entre o AI Mode e o Google Lens, e permite que os usuários façam perguntas complexas com base em imagens. A tecnologia emprega uma técnica chamada “query fan-out”, que dispara múltiplas consultas relacionadas ao conteúdo visual e aos objetos presentes na imagem, analisando materiais, formas, cores, disposição e até relações contextuais entre os elementos.

Segundo Robby Stein, vice-presidente de produto do Google Search, o AI Mode representa um avanço sobre anos de trabalho em busca visual. “Com as capacidades multimodais do Gemini, conseguimos entender a cena inteira da imagem, incluindo como os objetos se relacionam e seus atributos únicos”, afirmou.

Entre os exemplos apresentados pelo Google, está a possibilidade de fotografar uma estante de livros e perguntar: “Se gostei desses, que outros livros bem avaliados você recomenda?”. O sistema identifica cada obra e retorna uma lista de sugestões com links para mais informações ou compra. Além disso, o usuário pode fazer perguntas complementares, como “Qual dessas recomendações é a mais curta?”, para refinar a busca.

O AI Mode é parte da estratégia do Google para manter sua posição dominante frente a concorrentes como o ChatGPT Search, da OpenAI, e o Perplexity. Desde 2024, a empresa tem integrado funcionalidades baseadas em inteligência artificial à busca tradicional, e o AI Mode é considerado um passo importante rumo à personalização e maior profundidade nas respostas.

Com a expansão do AI Mode e suas capacidades visuais aprimoradas, o Google sinaliza que o futuro da busca será cada vez mais interativo, visual e contextual. A empresa pretende continuar refinando a experiência e expandindo os recursos da ferramenta nos próximos meses.

Continue a sua leitura:

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.