Google leva Gemini a smartwatches e amplia integração de inteligência artificial no Wear OS

Google leva a IA Gemini aos relógios com Wear OS e aprimora a funcionalidade Circle to Search com modo AI e suporte para jogos, integrando assistente inteligente diretamente ao ecossistema.

Google leva inteligência artificial ao pulso com o Gemini e expande recursos multimodais em smartwatches com Wear OS.

O Google começou a disponibilizar o assistente Gemini para smartwatches com Wear OS 4+, incluindo modelos da Pixel, Samsung, OPPO, OnePlus e Xiaomi. A novidade marca mais um passo na substituição definitiva do Google Assistant por Gemini. Junto com o anúncio, a empresa revelou melhorias na funcionalidade Circle to Search, que agora conta com um modo AI com capacidades de raciocínio avançado e suporte para buscas em jogos.

Com a nova atualização, usuários poderão acionar o Gemini em seus relógios dizendo “Hey, Google”, pressionando o botão lateral ou tocando no ícone do app. O assistente permite realizar buscas com comandos como “Preciso de guarda-chuva hoje?” ou “Lembre-me de ir ao mercado depois do trabalho”. Também é possível realizar tarefas integradas, como adicionar eventos ao calendário ou resumir e-mails recentes.

Já o Circle to Search, funcionalidade que permite pesquisar elementos da tela por meio de gestos como círculos ou destaques, foi integrado ao AI Mode. Agora, ao realizar uma busca visual, o usuário recebe um AI Overview e pode aprofundar a pesquisa com perguntas adicionais, sem sair do app. O AI Mode também está acessível via Google Lens no app do Google, disponível em Android e iOS nos EUA e Índia.

A função Circle to Search também passa a funcionar durante jogos, permitindo, por exemplo, identificar personagens ou buscar estratégias enquanto se joga. Os resumos gerados pelo AI Overview foram redesenhados para facilitar a leitura, com melhor formatação e mais elementos visuais.

Usuários do Pixel 9 Pro terão acesso gratuito por um ano ao Google AI Pro, serviço que inclui o gerador de vídeo Veo 3, que transforma descrições textuais em clipes curtos com áudio natural.

Com a expansão do Gemini e o avanço do Circle to Search, o Google fortalece sua aposta em experiências multimodais e integradas, mirando não apenas produtividade, mas também entretenimento. O movimento reforça a corrida da big tech em incorporar inteligência artificial de forma cada vez mais presente e contextual no cotidiano dos usuários.

Continue a sua leitura:

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.