NASA e Google testam assistente médico com inteligência artificial para diagnosticar e tratar astronautas em Marte.
NASA e Google testam assistente médico com inteligência artificial para diagnosticar e tratar astronautas em Marte.
Projeto visa ajudar astronautas a diagnosticar e tratar problemas de saúde de forma autônoma durante viagens espaciais de longa duração.
A NASA e o Google estão criando um assistente médico baseado em inteligência artificial para apoiar a saúde de astronautas em missões para a Lua e Marte. O sistema, chamado Crew Medical Officer Digital Assistant (CMO-DA), é capaz de ajudar na avaliação e tratamento de sintomas quando não há médico disponível ou a comunicação com a Terra está indisponível.
Rodando no ambiente Google Cloud Vertex AI, o CMO-DA combina recursos de voz, texto e imagem para analisar casos médicos. A NASA detém o código-fonte do aplicativo e participou do ajuste fino dos modelos, que usam tanto tecnologias do Google quanto de terceiros.
O assistente foi avaliado em três cenários: lesão no tornozelo, dor abdominal lateral e dor de ouvido. Um trio de médicos — incluindo um astronauta — avaliou sua capacidade de diagnóstico e plano de tratamento. Os resultados apontaram:
O projeto está em fase incremental, com planos para integrar dados de dispositivos médicos e treinar o modelo para reconhecer condições específicas de medicina espacial, como os efeitos da microgravidade.
Embora o Google não tenha confirmado se pretende buscar aprovação regulatória para uso em consultórios médicos na Terra, a empresa reconhece que a tecnologia pode ter aplicações em saúde terrestre.
Segundo David Cruley, engenheiro da divisão Google Public Sector, o CMO-DA “não apenas pode melhorar a saúde de astronautas no espaço, como também gerar aprendizados aplicáveis a outras áreas da saúde”.
Nome: Crew Medical Officer Digital Assistant (CMO-DA)
Parceria: NASA e Google
Tecnologia: Google Cloud Vertex AI
Aplicação: Diagnóstico e tratamento em missões espaciais
Status: Prova de conceito em testes
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Assine a newsletter do AI Business Journal e receba, toda semana, os principais insights,
movimentos estratégicos e tendências que estão transformando
o mundo dos negócios com inteligência artificial.