Meta lança traduções de voz com inteligência artificial em reels no Facebook e Instagram em inglês e espanhol.
Home » Meta lança traduções de voz com inteligência artificial para criadores no Facebook e Instagram
Meta lança traduções de voz com inteligência artificial em reels no Facebook e Instagram em inglês e espanhol.
Ferramenta de inteligência artificial permite que conteúdos sejam traduzidos inicialmente entre inglês e espanhol, com expansão prevista para mais idiomas.
A Meta anunciou o lançamento global de uma ferramenta de inteligência artificial que traduz automaticamente a voz de criadores no Facebook e no Instagram. O recurso permite que vídeos e reels sejam traduzidos para alcançar públicos de diferentes idiomas, mantendo o tom e o timbre da voz original do criador.
Apresentada inicialmente na conferência Meta Connect em 2024, a funcionalidade usa IA para gerar traduções de voz que soam naturais, preservando a entonação. Além disso, oferece a opção de sincronização labial, tornando a experiência mais realista para o espectador.
No lançamento, a novidade está disponível para traduções entre inglês e espanhol, em ambos os sentidos. Criadores podem ativar a opção antes de publicar seus reels, habilitando a tradução e a sincronização labial se desejarem. O público verá um aviso no rodapé do vídeo indicando que a tradução foi feita com Meta AI.
O recurso está liberado para criadores do Facebook com mais de 1.000 seguidores e para todas as contas públicas do Instagram em mercados onde a Meta AI já opera. Os criadores podem revisar a tradução e o lip sync antes da publicação e desativar a qualquer momento sem impactar o conteúdo original.
Além da tradução, os criadores terão acesso a uma nova métrica no painel Insights, que mostra visualizações por idioma. Essa funcionalidade ajudará a medir o alcance em novos públicos e será ainda mais útil à medida que novos idiomas forem adicionados.
A Meta recomenda que os criadores falem claramente, de frente para a câmera, sem cobrir a boca e com pouco ruído ambiente. O recurso suporta até dois locutores por vídeo, desde que não falem simultaneamente.
O recurso complementa outra funcionalidade já existente, que permite aos criadores do Facebook adicionarem até 20 faixas de áudio dubladas manualmente aos seus reels, por meio da Meta Business Suite. Diferente da tradução automática, essa opção pode ser incluída antes ou depois da publicação.
Adam Mosseri, chefe do Instagram, destacou que o objetivo é ajudar criadores a ultrapassarem barreiras linguísticas e culturais: “Se conseguirmos conectar criadores a públicos que não falam o mesmo idioma, ajudaremos no crescimento da audiência e na valorização do conteúdo na plataforma”.
Empresa: Meta
Plataformas: Facebook e Instagram
Recurso: Tradução automática de voz com inteligência artificial
Idiomas suportados: Inglês ↔ Espanhol (mais idiomas em breve)
Público inicial: Criadores com mais de 1.000 seguidores no Facebook e contas públicas no Instagram
Funcionalidades extras: Sincronização labial e métricas de visualização por idioma
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram