Notion lança agentes de inteligência artificial para análise de dados e automação de tarefas

Notion lança agentes de inteligência artificial para criar relatórios, automatizar tarefas e integrar múltiplas fontes de dados.

Nova funcionalidade permite que agentes de inteligência artificial criem relatórios, bases de dados e automatizem fluxos de trabalho

A plataforma de produtividade Notion anunciou, durante o evento “Make with Notion”, o lançamento de seu primeiro agente de inteligência artificial. A novidade utiliza todas as páginas e bancos de dados do usuário como contexto, sendo capaz de gerar automaticamente relatórios de reuniões, análises de concorrentes e páginas de feedback.

De acordo com a empresa, o agente pode criar ou atualizar páginas e bancos de dados com novas propriedades, dados e visualizações. Ele também pode ser acionado a partir de integrações externas, como Slack, email e Google Drive, permitindo, por exemplo, montar um painel de acompanhamento de bugs a partir de múltiplas fontes.

Agentes com múltiplas etapas

A novidade expande os recursos do Notion AI, que antes se limitava a buscas e resumos de conteúdos. Agora, os agentes conseguem executar tarefas complexas de múltiplas etapas, com duração de até 20 minutos e abrangendo centenas de páginas.

Os usuários podem configurar uma página de perfil para os agentes, definindo instruções sobre estilo de saída, referências de fontes e locais para atualizar resultados. Além disso, os agentes podem “memorizar” pontos importantes, armazenando-os na página de perfil para uso futuro.

Exemplos e próximos passos

Entre os exemplos demonstrados pela Notion estão: feedback automatizado para landing pages, criação de um rastreador de restaurantes, relatórios de análise de reuniões e avaliações de concorrência. Atualmente, a execução dessas ações é manual, mas a empresa planeja disponibilizar agentes personalizados que atuem com base em gatilhos ou agendamentos.

A Notion também lançará uma biblioteca de templates para que os usuários possam escolher prompts prontos de acordo com suas necessidades. Essa evolução se soma a outros lançamentos recentes da empresa, como aplicativo de calendário, cliente Gmail, ferramenta de anotações de reuniões e busca corporativa, consolidando o Notion como uma plataforma de produtividade completa.

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.