OpenAI e Mattel firmam parceria inédita para levar inteligência artificial generativa à indústria de brinquedos e entretenimento. Primeiro produto será lançado ainda este ano.
OpenAI e Mattel firmam parceria inédita para levar inteligência artificial generativa à indústria de brinquedos e entretenimento. Primeiro produto será lançado ainda este ano.
Mattel anuncia parceria com OpenAI para levar inteligência artificial aos brinquedos
A fabricante da icônica boneca Barbie, a Mattel, anunciou uma parceria com a OpenAI para integrar tecnologia de inteligência artificial generativa à criação de brinquedos e experiências de entretenimento. O acordo marca a primeira incursão da OpenAI no setor de brinquedos e reforça sua estratégia de expandir sua presença em indústrias variadas. O primeiro produto desenvolvido com IA será lançado ainda em 2025.
A parceria visa alavancar o potencial criativo da IA para transformar a forma como crianças e adultos interagem com os brinquedos e franquias da Mattel. Segundo Josh Silverman, diretor de franquias da Mattel, os produtos com IA cobrirão “desde itens físicos até experiências interativas”. A empresa não cederá licenças de sua propriedade intelectual à OpenAI, mantendo controle total sobre os produtos desenvolvidos.
O movimento ocorre no momento em que a Mattel expande agressivamente sua presença em mídia e entretenimento. Após o sucesso do filme “Barbie” em 2023, a empresa trabalha em filmes inspirados em brinquedos como Hot Wheels, Polly Pocket, Barney e Masters of the Universe, além de jogos digitais e conteúdo para TV.
Com a parceria, funcionários da Mattel terão acesso ao ChatGPT Enterprise para auxiliar no desenvolvimento de produtos e processos criativos. A colaboração, segundo comunicado oficial, priorizará segurança, privacidade e responsabilidade.
Enquanto os detalhes do primeiro lançamento com IA ainda são mantidos em sigilo, a promessa é que a tecnologia da OpenAI potencialize a missão da Mattel de “inspirar, entreter e enriquecer vidas por meio da brincadeira”. Se será uma Barbie com ChatGPT ou uma nova forma de brincar, saberemos em breve.
Continue a sua leitura:
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Assine a newsletter do AI Business Journal e receba, toda semana, os principais insights,
movimentos estratégicos e tendências que estão transformando
o mundo dos negócios com inteligência artificial.