Pocket FM lança ferramenta de inteligência artificial para acelerar criação de séries de áudio

Pocket FM lança CoPilot, IA para criar séries de áudio mais rápidas, com finais impactantes e adaptação cultural.

Plataforma indiana aposta na IA para transformar narrativas, criar cliffhangers e aumentar produtividade de roteiristas.

A Pocket FM, plataforma de séries de áudio com sede na Índia, anunciou o lançamento do CoPilot, um conjunto de ferramentas de inteligência artificial para apoiar roteiristas na criação e adaptação de histórias. O objetivo é acelerar a produção de conteúdo e aumentar o engajamento dos ouvintes.

O CoPilot pode sugerir finais mais envolventes para episódios, transformar narrativa em diálogos, realizar “análise de ritmo” e incluir recomendações de efeitos sonoros. Também gera biografias de personagens, resumos de episódios e verifica gramática e consistência narrativa. A Pocket FM treinou modelos menores para manter o contexto das histórias e ajustou os recursos de IA com base nos dados de interação dos usuários.

Além disso, a empresa lançou ferramentas de adaptação cultural para novos mercados, ajustando nomes, expressões e contextos. No mercado alemão, a adoção do CoPilot aumentou a produtividade dos roteiristas em até 50% e reduziu o tempo para estabelecer presença em novos países de 12–18 meses para menos de 3 meses.

Nos EUA, séries criadas com auxílio das ferramentas de IA já representam 10% do tempo de reprodução e geraram US$ 7 milhões em receita nos últimos 12 meses, com redução de custos de produção em até três vezes.

Apesar dos avanços, a adoção de IA também trouxe desafios, incluindo demissões e preocupações sobre qualidade e dependência excessiva de automação. A Pocket FM afirma que mantém um sistema de moderação automatizado para garantir originalidade, evitar violações de direitos autorais e promover conteúdo saudável.

Resumo da Empresa e Contexto

Nome: Pocket FM
Fundação: 2018
Sede: Índia
Segmento: Plataforma de séries de áudio sob demanda
Produto recente: CoPilot — ferramenta de IA para roteiristas
Investidores principais: Lightspeed Venture Partners
Receita recente: US$ 7 milhões (últimos 12 meses nos EUA)
Objetivo: Ser o “Netflix do áudio”

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.