Semantix lança a primeira suite de IA do Brasil dedicada à governança, unindo visão de dados, inteligência artificial e conformidade regulatória

A solução proprietária foi criada para setores regulados, garantindo conformidade e eficiência, e permitindo às empresas adotar IA com liberdade e confiança.

Em um cenário de crescente adoção de inteligência artificial nos negócios e avanço das regulamentações no Brasil e no mundo, a Semantix – deep tech brasileira referência em Big Data, Analytics e Inteligência Artificial – anuncia o lançamento do Safetix, sua nova solução proprietária de governança de IA. Desenvolvido para atender às necessidades de conformidade regulatória, transparência operacional e segurança reputacional, o Safetix surge como uma das poucas ferramentas do mercado com foco exclusivo em governança de inteligência artificial.

Segundo dados da IDC (2024), 90% das grandes empresas brasileiras já utilizam IA em processos críticos. Ao mesmo tempo, cresce a pressão regulatória: o Projeto de Lei 2.338/2023 prevê multas de até R$ 50 milhões por infração e a LGPD já resultou em sanções importantes por falhas na proteção de dados. No cenário internacional, legislações como o AI Act europeu e normas setoriais nos EUA moldam um ambiente cada vez mais exigente para organizações que operam com IA.

O lançamento marca também um novo momento da companhia, com foco em soluções próprias, eficiência operacional e geração de valor em longo prazo. “Vivemos um momento muito desafiador globalmente e agora estamos olhando no longo prazo com uma companhia geradora de caixa, com soluções próprias, governança, cultura e eficiência”, destaca o CEO da Semantix, Leonardo Santos.

Governança de IA com liberdade e controle

O Safetix posiciona a Semantix como parceira estratégica para empresas que precisam evoluir com IA sem se expor a riscos jurídicos, reputacionais ou de governança. A suite é construída sobre a tecnologia proprietária da Semantix AI, oferecendo escalabilidade, integração com sistemas legados e alto padrão de segurança.

Os diferenciais estão na combinação entre tecnologia avançada e consultoria especializada, permitindo que as empresas alinhem sua IA a princípios globais e legislações locais sem comprometer a inovação. Em outras palavras, é possível inovar com liberdade e controle ao mesmo tempo.

Outros diferenciais estratégicos do programa incluem:

  • Plataforma proprietária integrada: garante monitoramento contínuo dos modelos em produção, padronização de métricas e elimina a necessidade de múltiplas ferramentas, aumentando a eficiência das equipes.
  • Observabilidade e transparência: cada decisão automatizada fica registrada com logs completos, facilitando auditorias e dando clareza para conselhos, reguladores e áreas de negócio.
  • Evidências automáticas de conformidade: relatórios prontos que reduzem o esforço manual e asseguram aderência a legislações como LGPD, PL 2.338/2023 e AI Act, diminuindo riscos jurídicos e reputacionais.
  • IA proprietária regulatória: interpreta legislações complexas em tempo quase real, com respostas consistentes que aceleram inspeções, revisões internas e decisões de governança.
  • Gestão avançada de modelos de IA: centraliza métricas de treino, execuções e performance em um único painel, garantindo visibilidade sobre a evolução dos modelos e confiabilidade para a operação.
  • Projetada para atender setores críticos que enfrentam desafios regulatórios específicos no uso da IA, a Safetix foi criada a partir de uma avaliação de dores em diferentes setores do mercado.

“A partir deste case percebemos a necessidade de uma solução que atenda às inúmeras dores de governança dentro das grandes empresas e com o Safetix, entregamos uma solução que vai além da tecnologia: oferecemos tranquilidade para CEOs, CIOs e líderes técnicos que lidam diariamente com a responsabilidade de garantir o uso ético, seguro e transparente da IA em suas operações”, afirma o CEO

Além do setor de saúde, a solução atende demandas críticas de outros segmentos, incluindo:

  • Financeiro: pressões do Banco Central e CVM exigem transparência em crédito, prevenção à fraude e rastreabilidade algorítmica;
  • Telecom: regulações da Anatel e riscos envolvendo privacidade e uso indevido de IA em comunicações automatizadas;
  • Varejo: fiscalização sobre práticas enganosas, algoritmos de precificação e manipulação de consumidores.

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Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.