SoundCloud muda termos de uso e passa a permitir que áudios enviados por usuários sejam utilizados para treinar sistemas de inteligência artificial.
Home » SoundCloud muda regras e inclui áudios de usuários em treinamento de IA
SoundCloud muda termos de uso e passa a permitir que áudios enviados por usuários sejam utilizados para treinar sistemas de inteligência artificial.
SoundCloud muda termos de uso e passa a permitir uso de áudios enviados para treinar tecnologias de inteligência artificial sem consentimento explícito.
A SoundCloud alterou discretamente seus termos de uso para permitir que os conteúdos de áudio enviados por usuários sejam utilizados no treinamento de tecnologias de inteligência artificial. A mudança, revelada por especialistas em ética digital, foi implementada na atualização mais recente dos termos da plataforma, datada de 7 de fevereiro.
O novo trecho dos termos afirma que o conteúdo do usuário pode ser usado para “informar, treinar, desenvolver ou servir como entrada para tecnologias ou serviços de inteligência artificial ou inteligência de máquina”, como parte da prestação dos serviços da SoundCloud.
A exceção fica por conta de conteúdos sob contratos específicos com terceiros — como gravadoras e editoras — que tenham acordos separados com a plataforma. A SoundCloud mantém parcerias com grandes players do setor, como Universal Music e Warner Music Group.
A plataforma, que já vinha explorando recursos com IA, incluindo ferramentas de remixagem e geração de vocais com apoio de empresas parceiras, prometeu no passado adotar práticas éticas e transparentes. No entanto, essa mudança nos termos ocorre sem comunicação ampla e sem uma opção clara de opt-out nas configurações da conta.
O movimento segue uma tendência do setor: redes como X (antigo Twitter), LinkedIn e YouTube também alteraram suas políticas para permitir que dados dos usuários sejam utilizados no treinamento de IAs. Essas mudanças vêm gerando críticas por parte da comunidade de criadores, que defendem modelos de consentimento explícito (opt-in), além de reconhecimento e remuneração pela contribuição nos datasets.
Com a nova política, a SoundCloud se junta a uma lista crescente de plataformas que buscam expandir o uso de IA às custas do conteúdo de seus próprios usuários — levantando questões éticas, legais e criativas sobre os limites do consentimento digital.
Continue a sua leitura:
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram