TikTok libera controle para ajustar conteúdo de inteligência artificial no feed e testa marca d’água invisível para rotular vídeos.
Home » TikTok lança controle para ajustar a exibição de conteúdo criado com inteligência artificial
TikTok libera controle para ajustar conteúdo de inteligência artificial no feed e testa marca d’água invisível para rotular vídeos.
O TikTok apresentou um novo recurso que permite aos usuários escolher quanto conteúdo gerado por inteligência artificial desejam ver no feed “For You”.
O TikTok está lançando um novo controle dentro da ferramenta “Manage Topics” que permite ajustar a frequência de vídeos criados com IA no feed. Assim como categorias como dança, esportes e gastronomia, o novo ajuste de conteúdo gerado por IA (AIGC) dá ao usuário a opção de ver mais ou menos vídeos produzidos por modelos de inteligência artificial, sem remover totalmente esse tipo de publicação.
A novidade surge enquanto plataformas como Meta e OpenAI avançam em feeds compostos apenas por conteúdo criado por IA. A Meta lançou o Vibes recentemente, enquanto a OpenAI apresentou o Sora, focado em vídeos de IA. Desde então, conteúdos altamente realistas gerados por IA têm se multiplicado no TikTok.
Para acessar o recurso, basta entrar em Configurações > Preferências de Conteúdo > Manage Topics, onde o usuário pode ajustar o controle deslizante que determina a quantidade de AIGC exibida no feed. A ferramenta será liberada gradualmente nas próximas semanas.
Além do controle de conteúdo, o TikTok está testando uma tecnologia de “invisible watermarking” para melhorar a detecção de vídeos gerados por IA. Esse recurso cria uma marca d’água invisível e exclusiva, que não pode ser removida facilmente quando o conteúdo é baixado, editado ou refeito em outras plataformas.
Atualmente, o TikTok já utiliza os metadados do padrão C2PA para rotular conteúdo gerado por IA, mas esses metadados podem ser perdidos em reuploads. As novas marcas invisíveis serão aplicadas em conteúdos criados com ferramentas como o AI Editor Pro e também em vídeos enviados contendo as credenciais C2PA.
Como parte das iniciativas de segurança e transparência, o TikTok também anunciou a criação de um fundo de US$ 2 milhões para apoiar especialistas e organizações, como a Girls Who Code, na produção de conteúdos educativos sobre letramento e segurança em inteligência artificial.
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram