Truth Social lança busca com inteligência artificial da Perplexity e controle sobre fontes

Truth Social lança busca com inteligência artificial da Perplexity, mas controla as fontes citadas.

Plataforma de Donald Trump adota tecnologia da Perplexity AI, mas com autonomia para limitar quais fontes a ferramenta pode acessar.

A rede social Truth Social, liderada pelo ex-presidente Donald Trump, lançou o Truth Search AI, um mecanismo de busca baseado em inteligência artificial desenvolvido com tecnologia da startup Perplexity.

A nova ferramenta já está disponível na versão web da plataforma, com testes beta planejados para os aplicativos iOS e Android nas próximas semanas. De acordo com a Trump Media, o recurso oferece respostas diretas com contexto e citações transparentes, com a promessa de “aumentar exponencialmente” a quantidade de informações disponíveis aos usuários.

Busca com IA, mas com filtros

Apesar de utilizar a API Sonar da Perplexity — capaz de consultar fontes em tempo real, inclusive de sites que bloqueiam rastreadores — a Truth Social tem o poder de limitar quais fontes serão acessadas. A plataforma pode priorizar certos veículos e omitir outros.

Jesse Dwyer, porta-voz da Perplexity, declarou ao TechCrunch que “não temos visibilidade nem controle sobre as fontes que o cliente escolhe usar”. Isso significa que a Truth Social pode definir que tipo de conteúdo será exibido nas buscas realizadas pelos usuários.

Em testes conduzidos pelo site Axios, o Truth Search AI respondeu a perguntas como “O que aconteceu em 6 de janeiro de 2021?” e “Por que Donald Trump foi impeachado?” utilizando principalmente fontes como FoxNews.com, Washington Times e Epoch Times.

Em contraste, a versão pública do buscador da Perplexity inclui sites como Wikipedia, Reddit, NPR e Politico.

Disputa ideológica entra no campo da IA

O lançamento do mecanismo ocorre no mesmo período em que Donald Trump publicou um decreto presidencial contra “IA enviesada”, criticando modelos que abordem temas como racismo sistêmico, desigualdade de gênero ou diversidade como parte de uma “ideologia destrutiva”.

Com isso, a Truth Social se posiciona como uma rede social que, além de priorizar determinada visão política, agora tenta consolidar uma busca com inteligência artificial personalizada, alinhada aos seus princípios editoriais.

Segundo Devin Nunes, CEO da Trump Media, a empresa continuará aprimorando a ferramenta com base no feedback dos usuários. Já Dmitry Shevelenko, diretor de negócios da Perplexity, reforça que a IA oferece “respostas com citações transparentes que permitem aprofundar a pesquisa”.

Dados da tecnologia

Plataforma: Truth Social
Tecnologia: Perplexity Sonar API
Nome do serviço: Truth Search AI
Disponibilidade: Versão web ativa; apps móveis em beta
Controle editorial: Truth Social define fontes que a IA pode acessar

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.