Como a IA tem potencializado interesse internacional em empresas brasileiras

Recentemente, a Finor, empresa brasileira de consultoria em dados e IA, foi adquirida pela Artefact Brazil, braço nacional da francesa Artefact

Com um mercado grande e em plena rota de transformação digital, com destaque para a Inteligência Artificial (IA), empresas de tecnologia do Brasil têm se potencializado em uma posição atrativa para o mercado internacional, que se movimenta cada vez mais para adquiri-las. O cenário se dá, principalmente, pelo país ter um setor de serviços financeiros considerado avançado e em franca expansão. 

Além disso, os fatores ainda se unem aos baixos custos de energia e a matriz energética preponderantemente renovável, tornando o local um destino óbvio para a instalação massiva de data center

Entre os setores do ecossistema de inovação brasileiro que mais despertam interesse de investidores internacionais estão as empresas focadas em instituições financeiras e fintechs, dada a complexidade do ambiente tecnológico nesse tipo de negócio e o consequente alto volume de investimento. 

Há também a fatia de software específico para grandes setores da economia, como saúde e educação. Por estarem associadas a mercados que movimentam um volume expressivo de recursos e pessoas, de acordo com Carlos Morais, cofundador e especialista em M&A da Galapos, desenvolvedores de soluções específicas para esses mercados estão em uma posição de atratividade sob a ótica de compradores estrangeiros.

Além disso, se destacam as áreas de infraestrutura de cloud, IA, cibersegurança e outros serviços associados ao movimento de transformação digital. 

Conforme Carlos, o Brasil possui mais de 23 milhões de empresas em atividade, ou seja, um grande contingente de companhias que precisam ou tendem a digitalizar, em algum grau, o modelo de negócio nos próximos anos. 

— A preocupação com segurança de dados, digitalização dos meios de pagamento e dos canais de comunicação com o cliente já não são mais uma opção, mas uma obrigatoriedade — pontua. 

Empresa brasileira é comprada por companhia francesa

Exemplo desse interesse internacional envolve o caso da Artefact Brazil, braço nacional da francesa Artefact, provedora global de serviços de consultoria em dados e inteligência artificial (IA) para grandes empresas, que anunciou a aquisição da Finor, empresa brasileira de consultoria em dados e IA especializada no setor de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (“BFSI”).

A aquisição incorpora quase 30 profissionais altamente qualificados em IA ao time da Artefact na América Latina, que deve chegar a 250 colaboradores até o final de 2025. A ação fortalece a liderança já estabelecida da empresa no continente e posiciona a companhia na vanguarda da transformação impulsionada por IA para serviços financeiros.

A Finor, inclusive, contou com a assessoria da Galapos, especialista em fusões e aquisições (M&A) e responsável por conduzir todas as etapas do processo. Segundo Carlos Morais, a empresa teve como objetivo facilitar a troca de informações e a negociação entre as partes, dando transparência à transação para todos os sócios da Finor, até o acordo definitivo com a Artefact Brazil. 

— Conseguimos ajudar as lideranças da Finor a manter os olhos e esforços no dia-a-dia do negócio até que a transação fosse concluída — explica. 

Conjuntura econômica e geopolítica impactam o mercado

Atualmente, vivemos um momento de incerteza acima da média, Carlos Morais ressalta que a conjuntura brasileira e global de juros altos e maior tensão no campo geopolítico têm pressionado as avaliações das empresas, criando um forte contraste com o período imediatamente pós pandemia. 

Para o especialista em M&A da Galapos, esse fator vem afastando diversos empreendedores da decisão de vender seu negócio neste momento. 

— Principalmente aqueles que não sofrem pressão de caixa ou não possuem um problema latente de sucessão. Do outro lado do balcão, o ambiente jurídico e tributário brasileiro ainda causa dúvidas e insegurança nos investidores estrangeiros com perfil mais conservador — finaliza. 

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Galapos

A Galapos é uma empresa de consultoria financeira, parte integrante do Investment Banking da XP, com atuação especializada em três verticais: M&A, gestão empresarial e consultoria em incentivos fiscais para inovação. Fundada em 2010 em Porto Alegre (RS), a empresa possui mais de 300 clientes ativos e já conduziu mais de 100 processos de M&A atuando com assessoria completa no sell side ou buy side em diversos setores da economia. No campo dos incentivos fiscais, a Galapos é especialista no apoio a empresas que buscam linhas de financiamento como o FINEP e incentivos como a Lei do Bem e a Lei da Informática. Em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, conquistou o selo GPTW.