Startup Songscription lança ferramenta que transforma músicas em partituras em minutos com ajuda de IA — voltada para músicos, professores e estudantes.
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Durante a conferência ISTE 2025, o Google anunciou a expansão de suas soluções de inteligência artificial para o setor educacional, com destaque para o Gemini for Education — uma versão adaptada da IA generativa para uso por professores e alunos. Entre as novidades estão assistentes personalizados chamados “Gems”, criadores de planos de aula, leitura assistida, vídeos interativos e suporte em tempo real, tudo integrado ao Google Workspace for Education.
A nova leva de funcionalidades surge em um momento de transição no uso de IA nas escolas, onde ferramentas como ChatGPT já são usadas informalmente por alunos para resolver tarefas. Com o Gemini for Education, o Google busca canalizar esse uso para dentro de seu próprio ecossistema — agora com a aprovação (e personalização) dos educadores.
Professores podem usar o Gemini para gerar planos de aula, adaptar conteúdos a diferentes níveis de aprendizado e até criar “Gems” — chatbots baseados nos próprios materiais da sala. Já os alunos terão acesso a tutores personalizados, que explicam temas, respondem dúvidas e até produzem resumos.
Além disso, com o Notebook LM, será possível transformar materiais da própria sala de aula em guias de estudo interativos. E com o Read Along, o Google agora oferece leitura assistida com IA em tempo real, reforçando o aprendizado de leitura no ambiente escolar.
A ferramenta Google Vids, para criação de vídeos com IA, também será liberada a todos os usuários do Workspace for Education. Professores poderão criar vídeos explicativos e alunos, trabalhos em vídeo, como resenhas ou apresentações.
Outras novidades incluem recursos para rastrear o desempenho de alunos em tempo real, adaptar materiais ao idioma do estudante, controlar salas do Google Meet, gerenciar acesso a IA, proteger dados sensíveis e configurar Chromebooks com foco em conteúdo pedagógico.
Com essa ofensiva, o Google se posiciona para ser a infraestrutura digital do aprendizado do futuro — onde IA não substitui o professor, mas o potencializa. A aposta: mais engajamento, personalização e eficiência na aprendizagem, com a tecnologia como aliada pedagógica.
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Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Comunicação e Marketing Digital pela HSM University, especializado em planejamento estratégico, inovação e gestão de projetos. Atua na área de Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, onde desenvolve e implementa soluções criativas para fortalecimento institucional e relacionamento com o público. Com uma trajetória sólida em marketing digital, Paulo acumulou experiências em empresas como ORO, Agência Open, Brasil84 Comunicação e VTIC, liderando equipes multidisciplinares e conduzindo projetos com foco em performance, posicionamento de marca e transformação digital. Entusiasta das novas tecnologias, tem se dedicado à aplicação prática da Inteligência Artificial em ambientes criativos e de gestão. É certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, com foco em IA aplicada ao design, branding e automação de processos, ampliando seu repertório estratégico para entregar soluções mais inovadoras e eficientes. Além de sua atuação profissional, é membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, exercendo funções de liderança em iniciativas sociais, educacionais e filantrópicas. Suas principais competências envolvem estratégia digital, branding, IA aplicada à comunicação, marketing de impacto e gestão de projetos ágeis.
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