Opera lança navegador Neon com foco em inteligência artificial

Opera lança Neon, navegador com inteligência artificial e recursos premium para usuários avançados.

Com o Opera Neon, a empresa aposta em inteligência artificial para criar apps via prompts e organizar tarefas em cartões.

A Opera anunciou o lançamento do Neon, seu novo navegador com foco em inteligência artificial. O produto traz recursos inéditos, como a criação de aplicativos a partir de prompts e a possibilidade de salvar comandos repetíveis através de um sistema chamado “cards”.

Com isso, a Opera se junta a empresas como a Perplexity e a The Browser Company, que também investem em navegadores com agentes inteligentes.

Recursos principais do Neon

Anunciado inicialmente em maio, o navegador estava em fase de testes fechados. Agora, começa a liberar convites para usuários selecionados, mediante assinatura de US$ 19,99 por mês. Segundo Krystian Kolondra, EVP Browsers da Opera, o Neon foi projetado para quem usa inteligência artificial de forma intensiva no dia a dia.

O Neon traz algumas funcionalidades centrais:

  • Chatbot integrado para responder perguntas;
  • Neon Do, recurso capaz de executar tarefas, como resumir artigos e compartilhar em plataformas como Slack;
  • Capacidade de acessar informações do histórico de navegação para responder a comandos específicos;
  • Criação de snippets de código para gerar relatórios visuais com tabelas e gráficos.

Cards e Tasks: organização e automação

O Neon também apresenta o conceito de “cards”, prompts reutilizáveis que funcionam como blocos combináveis. Essa mecânica lembra o sistema IFTTT, permitindo, por exemplo, cruzar informações e gerar comparações entre produtos em abas diferentes. Usuários poderão criar seus próprios cards ou utilizar os produzidos pela comunidade.

Outro recurso é o “Tasks”, que organiza grupos de abas e conversas com IA em espaços de trabalho, semelhante a funcionalidades já vistas no Arc Browser.

Concorrência e posicionamento

Com o Neon, a Opera passa a competir diretamente com o Comet da Perplexity e o Dia da The Browser Company. Gigantes como Google e Microsoft também vêm adicionando recursos de IA em seus navegadores. Porém, a Opera posiciona o Neon como um produto premium para usuários avançados, com assinatura mensal.

Em demonstrações, o navegador mostrou a capacidade de realizar ações complexas, como fazer pedidos de supermercado online. No entanto, como acontece com muitos produtos de inteligência artificial, ainda será preciso avaliar como esses recursos funcionam em cenários reais de uso.

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.