Ferramenta Perplexity Labs expande uso da IA para além da busca, permitindo criar relatórios, planilhas, dashboards e miniaplicativos.
Home » Perplexity lança Labs para transformar produtividade com inteligência artificial
Ferramenta Perplexity Labs expande uso da IA para além da busca, permitindo criar relatórios, planilhas, dashboards e miniaplicativos.
Perplexity lança ferramenta de produtividade com inteligência artificial para assinantes Pro
A Perplexity, buscador movido a inteligência artificial que rivaliza com o Google, lançou o Perplexity Labs — uma ferramenta voltada para assinantes do plano Pro, de US$ 20 mensais, que permite criar relatórios, planilhas, dashboards e até miniaplicativos com suporte de IA. A solução está disponível na web, iOS e Android, com versões para Mac e Windows a caminho.
Segundo a empresa, o Labs foi desenhado para investir mais tempo — ao menos 10 minutos por projeto — e empregar ferramentas adicionais, como execução de códigos, geração de arquivos e criação de visualizações. Essa capacidade torna o Labs uma proposta diferenciada no mercado de IA, com potencial de auxiliar projetos profissionais e pessoais de forma mais completa.
O lançamento ocorre no mesmo dia em que a Manus, outra startup de IA, divulgou uma ferramenta de criação de apresentações com IA, sinalizando um movimento mais amplo de ampliação das ofertas baseadas em inteligência artificial.
A nova ferramenta também reforça a aposta da Perplexity em diversificar sua atuação. A empresa já está testando seu próprio navegador, o Comet, e adquiriu recentemente a Read.vc, uma rede social voltada para profissionais.
O Perplexity Labs é capaz de conduzir pesquisas, gerar análises e elaborar entregáveis com o apoio de IA, como planilhas com fórmulas, dashboards interativos, arquivos gráficos e até códigos prontos para aplicativos web. Todo o material gerado é armazenado em uma aba dedicada e pode ser baixado a qualquer momento.
Ainda que a proposta seja ambiciosa, a empresa reconhece que, por se tratar de uma tecnologia em desenvolvimento, os resultados nem sempre serão perfeitos. Mas aposta na capacidade da IA de gerar soluções com qualidade crescente.
A iniciativa faz parte de um movimento mais amplo da empresa para atrair o mercado corporativo. No ano passado, a Perplexity lançou um plano empresarial com recursos como gerenciamento de usuários e busca interna por conhecimento. A companhia também está em negociações para levantar até US$ 1 bilhão em novos investimentos, com uma avaliação que pode chegar a US$ 18 bilhões.
Com o lançamento do Labs, a Perplexity consolida sua posição como uma das empresas mais agressivas na expansão do uso da inteligência artificial para tarefas complexas do cotidiano. A promessa é clara: facilitar a vida de quem precisa transformar dados em decisões — em minutos
Continue a sua leitura:
Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.
O futuro acontece aqui: esteja entre os primeiros a receber insights, tendências e oportunidades que moldam o mercado.
Receba em primeira mão os movimentos do mercado da inteligência artificial
em nossa newsletter com nossa curadoria e conteúdos autorais: notícias mais relevantes,
destaques da semana, análises de nossos especialistas e colunas recomendadas.
+15.587 profissionais já assinaram