Google integra a inteligência artificial Gemini ao Google TV Streamer

A Google começa a substituir o Google Assistant pela inteligência artificial Gemini no Google TV Streamer, oferecendo interações mais naturais e personalizadas para os usuários. Uma nova experiência com IA na sua TV A gigante da tecnologia anunciou que o Gemini começará a ser implementado no Google TV Streamer nas próximas semanas, trazendo comandos de voz mais inteligentes e conversacionais. O objetivo é tornar a navegação e a busca por conteúdo mais fluida, permitindo que os usuários usem a voz para expressar preferências e receber recomendações personalizadas. Agora, será possível pedir sugestões de filmes dizendo, por exemplo: “Gosto de dramas, mas minha esposa prefere comédias. Que filme podemos assistir juntos?” O Gemini também pode responder perguntas como “O que aconteceu no final da última temporada de Outlander?” ou “Qual é o novo drama hospitalar de que todos estão falando?”. Mais do que entretenimento: aprendizado e interatividade O Gemini vai além das recomendações de filmes e séries. Assim como na versão para smartphones, ele pode responder a perguntas gerais, ajudar em tarefas de aprendizado e até guiar o usuário em projetos práticos. Por exemplo, basta dizer “Explique por que os vulcões entram em erupção para meu filho de 9 anos” ou “Mostre um vídeo no YouTube de como consertar uma torneira”. Essa integração reforça a estratégia da Google de posicionar o Gemini como seu assistente de IA principal, capaz de atuar de forma multimodal — combinando voz, texto e imagem para oferecer respostas e experiências mais completas. Disponibilidade e expansão A …

A Google começa a substituir o Google Assistant pela inteligência artificial Gemini no Google TV Streamer, oferecendo interações mais naturais e personalizadas para os usuários.

Uma nova experiência com IA na sua TV

A gigante da tecnologia anunciou que o Gemini começará a ser implementado no Google TV Streamer nas próximas semanas, trazendo comandos de voz mais inteligentes e conversacionais. O objetivo é tornar a navegação e a busca por conteúdo mais fluida, permitindo que os usuários usem a voz para expressar preferências e receber recomendações personalizadas.

Agora, será possível pedir sugestões de filmes dizendo, por exemplo: “Gosto de dramas, mas minha esposa prefere comédias. Que filme podemos assistir juntos?” O Gemini também pode responder perguntas como “O que aconteceu no final da última temporada de Outlander?” ou “Qual é o novo drama hospitalar de que todos estão falando?”.

Mais do que entretenimento: aprendizado e interatividade

O Gemini vai além das recomendações de filmes e séries. Assim como na versão para smartphones, ele pode responder a perguntas gerais, ajudar em tarefas de aprendizado e até guiar o usuário em projetos práticos. Por exemplo, basta dizer “Explique por que os vulcões entram em erupção para meu filho de 9 anos” ou “Mostre um vídeo no YouTube de como consertar uma torneira”.

Essa integração reforça a estratégia da Google de posicionar o Gemini como seu assistente de IA principal, capaz de atuar de forma multimodal — combinando voz, texto e imagem para oferecer respostas e experiências mais completas.

Disponibilidade e expansão

A atualização será liberada gradualmente para usuários a partir de 18 anos. Além do Google TV Streamer, o Gemini também está disponível em dispositivos como o Walmart Onn 4K Pro. A novidade segue o anúncio feito em setembro, quando o Gemini foi integrado a TVs da TCL e da Hisense, ampliando a presença da IA em todo o ecossistema de entretenimento da Google.

A substituição do Google Assistant

A chegada do Gemini ao Google TV é parte de um plano maior: substituir o Google Assistant em todos os dispositivos e plataformas da empresa. Anunciado originalmente na CES 2025, o movimento marca uma nova fase para a inteligência artificial da Google — mais integrada, conversacional e adaptada ao contexto de uso do usuário.

Com o Gemini, o Google TV se torna mais do que um centro de entretenimento — transforma-se em um hub de experiências inteligentes que unem lazer, aprendizado e conveniência no mesmo ambiente.

Paulo Junio

Paulo Júnio de Lima é Administrador com MBA em Marketing Digital e especialista em estratégia, inovação e gestão de projetos. Na Comunicação e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, desenvolve soluções para fortalecimento institucional. Com passagens por ORO, Agência Open, Brasil84 e VTIC, acumula experiência em marketing digital, branding e transformação digital. Certificado pelo IA Lab do Estúdio Kimura, aplica inteligência artificial em design, automação e comunicação. Membro ativo da Ordem DeMolay há mais de 18 anos, atua também em projetos sociais e educacionais.